3422604414_f58895a7c0_b.jpg

Notícias Congresso CLZ 2021

Lixo Zero é oportunidade de negócio para micro e pequenas empresas

people.png

Conceito é difundido desde 2010 pelo Instituto Lixo Zero, que pretende reduzir custos para os municípios e elevar a geração de emprego e renda por meio da gestão adequada de resíduos

O Congresso Internacional Cidades Lixo Zero trará para o Brasil especialistas de diversos países para debater as oportunidades geradas para a Economia nacional por meio da gestão adequada de resíduos sólidos. As micro e pequenas empresas são grandes beneficiadas com iniciativas sustentáveis, seja na redução de gastos, na competitividade e na redução de riscos do negócio. 

“Algumas empresas são multadas por se enquadrarem como “grandes geradores” na nova lei. Com ajustes pontuais, elas podem se tornar “pequenos geradores” em poucos dias, obtendo um retorno financeiro de curto prazo, valorizando a sua marca diante de seus clientes (através das ações Lixo Zero) e melhorando o sentimento coletivo dos funcionários da empresa ao participar de um propósito global”, exemplifica o presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini. 

Muitos empreendedores sabem que a sustentabilidade é um bom negócio, porém encontram dificuldade no caminho para se tornar sustentável. Para isso, o Congresso Internacional Cidades Lixo Zero oferecerá três dias de palestras e painéis com informações necessárias para subsidiar os empresários em suas decisões. A programação foi construída para difundir conceitos, dados, boas práticas e legislação vigente. 

“Capacitação na distribuição de seus produtos, apoio às práticas de melhoria de eficiência, redução de desperdício, melhores práticas de compra, com análise holística de custo dos insumos, reuso ou adaptação para reaproveitamento são alguns dos problemas que vamos ajudar a solucionar”, pontua Sabatini. 

 

Os convidados internacionais estarão engajados diretamente com profissionais locais com o objetivo de acelerar o crescimento do Lixo Zero por meio dos casos de sucesso desenvolvidos em outras partes do mundo. Investidores internacionais estarão atentos em conhecer a situação atual no Brasil e o melhor do que está sendo desenvolvido no país.  

Congresso Internacional Cidades Lixo Zero - Primeiro do mundo dedicado ao conceito Lixo Zero com foco em cidades e municipalidades.  O CICLZ tem como objetivo disseminar o conceito Lixo Zero e unir os integrantes da sociedade (gestores públicos, gestores de instituições, empresários, educadores e cidadãos,) para que juntos, consigamos acelerar a nossa organização social e a nossa estrutura econômica para atingir a meta Lixo Zero.

Dados da edição anterior – Na primeira edição, em 2018, o Congresso Internacional Lixo Zero reuniu mais de 3.500 pessoas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Foram cerca de 120 horas de capacitação, 100 palestras e 300 convidados, com 26 representantes de 16 países. Na internet, o evento engajou mais de 10 mil pessoas. Somente no Twitter, foram registradas 75 mil citações sobre o Congresso entre maio e junho, média de 1.800 por dia.  

O conceito Lixo Zero - É uma meta para guiar pessoas e instituições a mudarem as práticas para incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo. A partir de premissas éticas, econômicas e eficientes, a metodologia promove maneiras específicas de cuidar dos resíduos que jogamos fora. Também propõe medidas de ação pública e privada que minimizem os impactos do aquecimento global.